Para explicar minha resposta, primeiro vamos esclarecer o que é “gestão de carreira”. A carreira é o caminho percorrido ao longo da vida profissional. A gestão é o modo como cada um irá administrar seus passos. Considero que a trajetória se constrói conforme cada um de nós anda. Tendo isso em mente, administrar o caminhar é cuidar para que cada passo leve para onde se pretende naquele momento. Para ir para um lugar específico de uma trajetória é preciso pensar sobre cada passo antes que ele aconteça.
De acordo com as considerações acima, a partir do momento em que começamos a pensar sobre a profissão que queremos seguir, podemos começar a pensar em como gerir nossa carreira. Para cada profissão existem inúmeras opções de carreira. Por exemplo, um médico pode seguir carreira clínica e trabalhar num hospital ou pode seguir uma carreira executiva e ir trabalhar em uma empresa.
Assim, aos jovens, recomendo muita cautela, é bom ter um plano de ação e se preparar para a construção de uma carreira dentro de sua profissão. Entretanto, a pouca experiência de vida e o pouco conhecimento sobre o mercado de trabalho podem conduzir o jovem a uma escolha equivocada. Portanto, aconselho que não tenham pressa e se for preciso saibam que é possível mudar de carreira ou de profissão no meio do caminho.
Aos profissionais que já atuam em determinada profissão e já percorreram parte de suas carreiras, sugiro que pensem sobre o trajeto percorrido, sobre o momento presente e sobre o que pretendem para o futuro. Por meio dessa reflexão poderão planejar os próximos passos e direcioná-los para que o desejado aconteça, tanto em curto quanto em longo prazo. Isso vale para todos os profissionais qualquer que seja o momento de carreira vivenciado.
Outro dia, durante uma palestra para jovens universitários recebi uma série de perguntas do tipo: Quantos idiomas eu preciso saber? Quantos estágios devo fazer? Como faço para construir uma rede de relacionamentos?
Os jovens estavam muito aflitos, preocupados em conseguir fazer tudo o que os especialistas e a mídia diziam que era preciso para que fossem bem sucedidos. Recomendo que antes de sair correndo atrás de desenvolver competências e habilidades é preciso descobrir do que se gosta de verdade, olhar para dentro e tentar entender o que faz sentido para si mesmo. Alguém que não goste ou que tenha dificuldade com línguas vai sofrer ao se obrigar a aprender diversos idiomas. E, dependendo da profissão e da carreira escolhidas, saber falar outros idiomas pode ser dispensável.
Isso também vale para os profissionais que estão no meio de suas carreiras buscando aperfeiçoamento e atualização. Não é preciso fazer todos os MBA’s, todas as especializações e cursos que surgem no mercado. É preciso parar e pensar sobre qual desses cursos realmente faz sentido em sua vida naquele momento. Esse exercício de parar, pensar e conferir o sentido, pode e deve ser feito com todas as decisões que se precisa tomar na vida: mudar de emprego, aceitar a promoção, mudar de cidade, etc. A gestão da carreira e a gestão de nossa vida pessoal podem e devem começar agora, mas sem pressa: respeite suas dúvidas e incertezas, respeite as tendências do mercado, mas olhe para você mesmo e para o que é realmente bom para você antes de tomar decisões, e lembre-se que se precisar, pode procurar um profissional especializado para ajudá-lo a pensar sobre a gestão de sua carreira.
Sugestões de Leitura - Ariela Fernanda Polido - Docente SENAC Jaboticabal
Fonte de Pesquisa: http://www.mariagiuliese.com.br/2011/05/27/quando-comeca-a-gestaode-carreira/
Nenhum comentário:
Postar um comentário