Você já ouviu falar em coaching? É uma espécie de treinamento, que ocorre principalmente em empresas, a fim de formar lideranças. Daí já se deduz que o trabalho do Coach é auxiliar.
Não existe uma faculdade para Coach. Normalmente é um profissional com muita experiência em alguma área que realiza os treinamentos. Mas, apesar do coach passar valores importantes para o seu cliente, ele não é um professor, mas sim alguém que aponta os pontos que podem ser melhorados, ajudando o coachee (como são chamados seus clientes) a encontrar as soluções.
Existem Coachings de vários tipos, como de Performance, que ajuda o cliente a obter realizações na vida profissional. Há também o Coaching de carreira, que busca auxiliar a realizar um plano de carreira e fazer escolhas profissionais.
Engana-se quem acha que os Coachings são voltados apenas para o mundo profissional. Os Coachs de vida procuram alinhar as ações de seu cliente com seus valores, suas metas e seu propósito de vida.
A relação Coach/Cliente não é a de um ser o dono da verdade e o outro apenas um aprendiz. Funciona como uma troca de experiências e depende da vontade que o cliente tem de realmente mudar aquilo a que se propôs. O trabalho coach então é estimular a pessoa a alcançar seus objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário