Missão
A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.
A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.
O enunciado da
missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua
empresa perante os seus clientes:
- Por que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?
O propósito é algo
com muito mais significado do que a simples descrição do que é feito
internamente; a missão retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior
do que a soma das partes do que é feito.
Visão
O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado:
O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado:
- pelos esforços individuais;
- pelos esforços das equipes e
- pela alocação dos recursos.
O enunciado da
visão deve conter tanto a aspiração, como a
inspiração.
A
aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque
esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado, deve-se sentir orgulho
em participar da construção dessa visão. Ou seja, deve ter luz suficiente
(inspiração) para apontar o caminho que leva à concretização da
aspiração, como diz o meu guru Alan Weiss.
A visão precisa
ser prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos),
pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propuser resultados
inatingíveis.
Visão, também não
tem nada a ver com projetos ou sistemas, que devem ou se sonha verem
implantados, a visão não deve apontar quaisquer "comos", ou declarações de
intenções ou ainda de boa vontade.
A visão deve ter o
perfil que a empresa deve se tornar quando toda a boa vontade, intenções,
esforços, recursos e projetos, que se tem na cabeça e no coração, passarem pelas
mãos de todos os colaboradores para se tornarem realidade, por construção
conjunta.
O enunciado da
visão, além dos aspectos de aspiração e inspiração, de ser prática, realista e
visível, enfim deve facilitar a resposta às seguintes
perguntas:
- No que a empresa quer se tornar?
- Qual a direção é apontada?
- Onde nós estaremos?
- O que a empresa será?
- Em que direção eu devo apontar meus esforços?
- Eu estou ajudando a construir o que?
- Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?
Valores e Ética
Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.
Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.
Os valores também
podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios,
que:
- definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, Visão e dos próprios Valores;
- definem e facilitam a articulação da Missão, Visão e Valores;
- facilitam a colaboração entre os empregados;
- facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado, e
- facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e a sociedade.
Resumidamente, os
valores:
- Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados e da empresa.
- São as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos a Visão.
- São o suporte, o estofo moral e ético da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário